quarta-feira, 23 de maio de 2012

Câmara dos deputados aprova a PEC do Trabalho Escravo





23/05/2012

Brasília (DF) – O dia 22 de maio de 2012 entrou para a história do Brasil com a aprovação, sem segundo turno, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, da proposta de Emenda Constitucional nº 438/01 (PEC do Trabalho Escravo) de origem do Senado Federal, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde for constatada a presença da prática de trabalho em condições análogas às de escravo.

A PEC foi aprovada com 360 votos a favor (52 a mais que o necessário para a aprovação), 29 contra, além de 25 abstenções. Agora, como o texto foi modificado na Câmara, a PEC voltará ao Senado Federal.

O Ministério Público do Trabalho, representado pelo Procurador-Geral do Trabalho e pela Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo-CONAETE, participou ativamente das articulações, capitaneadas pela CONATRAE – Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o que levou a essa magnífica vitória para o Brasil.

A PEC retorna ao Senado Federal para votação do acréscimo efetuado pela Câmara quanto à inclusão dos imóveis urbanos.

Segundo o procurador do Trabalho e Coordenador da CONAETE, Jonas Moreno, “foi uma vitória importante na luta pela erradicação do Trabalho escravo, vez que aqueles que praticam ainda essa conduta pensarão duas vezes em violar o principio constitucional da dignidade da pessoa humana”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Trabalho
Mais informações: (61) 3314 8232 / 8198



Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário