segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Depoimento da Dr. Victor Majela, Juiz do Trabalho, ex-participante do GELT

Caros loucos por trabalho.

Divido com vocês as palavras de incentivo do Victor Majela, aprovado no XX concurso de Juiz do Trabalho Substituto do TRT da 6ª Região, mais um participante do Grupo de Estudos Loucos por Trabalho que realizou o sonho da magistratura do trabalho.

Tive a oportunidade de conhecer Victor na prova oral do TRT23, quando ele acompanhou as 24 horas da querida amiga Gisleine, também participante do GELT e aprovada no XX concurso de Juiz do Trabalho Substituto do TRT da 23ª Região. 

Logo percebi que ele era um candidato esforçado e que seria uma questão de tempo e perseverança até sua aprovação. Pouco tempo depois tive a honra de reencontrá-lo no GELT, onde minhas impressões realmente se confirmaram.

A Equipe GELT ficou muito feliz por participar do projeto dele, sendo grata pela confiança dele (e de todos os antigos e atuais participantes) em nosso trabalho.


Sigam firmes na direção da toga!



Pessoal, vou contar um pouco do caminho traçado por mim até a obtenção da tão sonhada aprovação na magistratura trabalhista.
Comecei os estudos em agosto/2008, um pouco depois da minha formatura, e logo em 2009 fiz a minha primeira prova, o concurso de Minas Gerais. Não passei de primeira na 1ª fase, mas no concurso seguinte, de São Paulo/2010, obtive a aprovação nesta fase. Sempre tive uma certa facilidade nas provas objetivas. Fiz mais de 30 concursos (perdi as contas) e somente não passei em 2 primeiras fases.
Na minha opinião, o segredo da 1ª fase é ler e reler todas as leis possíveis, principalmente a CF, CLT, CPC, CC, CDC, leis previdenciárias e as demais leis específicas trabalhistas. Outra coisa importante é ir para prova preparado em todas as matérias, principalmente penal, previdenciário, internacional e empresarial, pois são as matérias que irão fazer a diferença, tendo em vista que poucas pessoas estudam pesado e são, em média, 15 questões da prova. Não se pode esquecer da leitura das súmulas e ojs do TST, bem como as do STF e STJ que têm ligação com a área trabalhista.
Mas o mais importante mesmo é fazer exercícios, principalmente as provas passadas. Procure fazer simulados sempre, verificando a pontuação obtida e se atingiria a nota de corte. Eu fiz e refiz milhares de provas, já sabia todas as pegadinhas. Ajudou-me bastante!
Com relação à segunda fase, esta, para mim, é a pior de todas. De todas as provas que fiz, somente obtive aprovação em 5. A primeira aprovação na segunda fase, por sinal, aconteceu na minha 11ª prova. Mas é isso mesmo, temos que insistir, pois um dia a aprovação chega!
A melhor forma de superar essa fase é por meio da resolução de questões de segunda fase, fazendo-as como se estivesse numa prova, somente com a lei seca. Depois, deve-se estudar os temas nelas abordados, a legislação, doutrina e jurisprudência sobre o tema.
Aconselho a leitura cotidiana dos informativos do TST e do STF, e, se for possível, do STJ, que, para mim, é o informativo mais enriquecedor, com decisões inovadoras e sobre temas bastante interessantes.
Esse estudo de questões de segunda fase aliado com a leitura dos informativos lhe passará muita confiança, pois você estará antenado nos temas novos e revisando os antigos.
Para a 3ª fase, indico a prática de sentenças. Não aconselho aulas "on line", pois penso que a pessoa só aprende mesmo praticando, quebrando a cabeça. Acho que fiz mais de 100 sentenças em casa, pratiquei bastante, e isso me ajudou muito, tendo em vista que a maioria das questões abordadas nas provas eu já tinha analisado.
No início foi muito difícil treinar sentença... quando era dia de fazer sentença eu já dormia mal no dia anterior, e no dia mesmo surgiam várias desculpas para eu não fazê-la. Mas depois que a pessoa se compromete a fazê-la, nem que seja para escrever uma loucura qualquer, é aí que começa a crescer e, com o tempo, vai pegando os macetes. Então, pratique muito e não fique preocupado de que está escrevendo loucuras, pois o importante é tentar resolver a sentença.
A minha caminhada foi longa, durou um pouco mais de 7 anos até a aprovação. Sempre estudei com bastante disciplina, foco e, principalmente, fé de que um dia Deus iria olhar para o meu esforço e me abençoar, e esse dia aconteceu, logo em Pernambuco, local maravilhoso e próximo da minha terra natal Aracaju/SE.
As derrotas são bastante dolorosas, principalmente quando estamos bastante preparados, pois começamos a nos perguntar em que é preciso melhorar, onde estou errando, será que um dia a vitória chegará? Mas mantenha o foco, continue dedicado e comprometido com os estudos, que um dia a vitória chegará.
Gostaria de agradecer ao pessoal do GELT, em especial ao grande amigo Adalberto. Conheci o GELT no ano final da minha jornada, por indicação de Gisleine Pinto, amiga querida, aprovada no TRT 23, que pagou a minha inscrição.
O curso é excelente, com um nível altíssimo nas questões de segunda fase e nas  sentenças, e conta com um corpo técnico de primeira. Aprendi bastante com os temas inovadores lançados nas rodadas.
Sou muito grato pela atenção que me deram desde o início do curso, sempre me incentivando, dizendo que a aprovação seria questão de tempo, e realmente foi!

Por fim, gostaria de registrar três frases que me ajudaram muito nessa jornada: “A paciência é amarga, mas seus frutos são doces”; “Não se compare com os outros, mas com o melhor que você pode fazer”; “Quando perdermos, precisamos. Quando ganhamos, merecemos”.
Abração,

Victor Majela Nabuco de Menezes, aprovado no TRT 6/2015.

Um comentário:

  1. bom dia!
    Como participar dos cursos de magistratura mencionados no depoimento? Não consegui localizar nenhum link
    Obrigada

    ResponderExcluir