terça-feira, 10 de julho de 2012

LPT em luto: morreu Arnaldo Süssekind

TST divulga nota de pesar pela morte de Arnaldo Süssekind (Atualizada)

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, divulgou nota de pesar pelo falecimento do jurista Arnaldo Lopes Süssekind, que faleceu na madrugada de hoje (9), no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória seguida de parada cardiorrespiratória.

Nota de Pesar
A Justiça do Trabalho brasileira está de luto. Vem de perder um dos seus mais proeminentes e diletos integrantes.
O Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, profundamente consternados, registram o passamento do Eminente Ministro ARNALDO LOPES SUSSEKIND,  Ministro aposentado da Corte, ex-Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social, representante brasileiro junto à Organização Internacional do Trabalho – OIT e ex-Procurador-Geral do Trabalho.
Ninguém contribuiu tão extraordinariamente não apenas para a edificação do Direito do Trabalho em nosso País, como também para a difusão e aplicação entre nós das normas  internacionais do trabalho.
Um dos membros da Comissão que elaborou a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, ARNALDO SUSSEKIND deixa-nos um legado glorioso e inestimável. Essa esplêndida obra de engenharia jurídico-trabalhista certamente foi um dos maiores legados da exuberante vida pública de SUSSEKIND.
Autor de obras clássicas e imorredouras, formou legiões de profissionais e discípulos. Foi um verdadeiro construtor de catedrais no Direito do Trabalho brasileiro.
Homem de conduta retilínea e exemplar, SUSSEKIND manteve ao longo de toda a vida pública um compromisso visceral, inarredável e permanente, em qualquer esfera de atuação profissional, com os princípios e direitos fundamentais destinados a garantir justiça social.
Cultivou a responsabilidade social e promoveu a cidadania quando essas expressões ainda não estavam em voga.
ARNALDO SUSSEKIND nunca morrerá! Homens da sua estirpe, no dizer de GUIMARÃES ROSA, "não morrem, ficam encantados"!
A passagem de SUSSEKIND pelas nossas Instituições é a "a glória que fica, eleva, honra e consola."
Comovidas condolências e solidariedade à DD. Família, no instante em que todos pranteamos o inolvidável amigo, o confrade de fulgurante inteligência e, acima de tudo, o intrépido defensor e construtor do Direito e da Justiça do Trabalho brasileira.
Brasília, 09 de julho de 2012.
 
MINISTRO JOAO ORESTE DALAZEN
Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário